loader

Cabeólica assinala dez anos de operação em Cabo Verde com conferência internacional

Cidade da Praia, 22 Mar (Inforpress) – A empresa Cabeólica, S.A. promove esta quarta-feira, na Praia, uma conferência internacional intitulada “Experiência adquirida em dez anos de modelos PPP e project finance no sector energético em Cabo Verde e no continente africano”.

O evento, segundo uma nota de imprensa da instituição, está inserido no programa comemorativo dos seus dez anos de operação no País.

A Cabeólica, explica a mesma fonte, resulta de uma PPP (Parceria Pública Privada) entre o Estado de Cabo Verde, a Electra, S.A., e investidores estrangeiros, actualmente a África Finance Corporation (Instituição Financeira de Desenvolvimento, da qual o Estado de Cabo Verde também faz parte) e a AP Moller Capital, pertencente ao Grupo AP Moller (MAERSK), líder mundial em logística/transportes marítimos.

Os financiadores são o Banco Europeu de Investimentos e o Banco Africano de Desenvolvimento.

“A Cabeólica é uma empresa também comprometida com o desenvolvimento socioeconómico de Cabo Verde, pioneira a nível da África Subsaariana como PPP de larga escala no sector da energia renovável e pioneira na produção de electricidade para a rede nacional sob o regime de produtor independente, utilizando energia eólica, não poluente e renovável, refere o comunicado.

Nesses primeiros dez anos de operação, indicou, apostou sempre numa alternativa sustentável e reforçou o abastecimento energético do País, através da produção de cerca de 700 GWh de energia limpa.

“Com isto, contribuiu, por um lado, para a redução de emissão de cerca de 5.120.490 toneladas de gases poluentes e, por outro, para alguma autonomia do arquipélago na produção da energia e, consequentemente, para a diminuição da importação de combustíveis fósseis e diminuição da vulnerabilidade do País”, realçou a mesma fonte.

Assume sendo responsável por quase 20% da electricidade consumida em Cabo Verde, contribuindo desta forma, para que Cabo Verde seja uma referência do sector nesta região.

A conferência alusiva aos seus dez anos de existência acontece às 15:00, na sala de conferências do BAI, em Chã de Areia, sendo que o acto de abertura vai ser proferido pelo secretário de Estado das Finanças, Alcindo Mota, e o do encerramento presidido pelo ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro.

ET/ZS

Inforpress/ LINK