Cabeólica apoiou uma sessão “São Vicente d’ Costa Limpe” uma campanha da Biosfera Cabo Verde, uma associação sem fins lucrativos com o principal objetivo de centra-se na proteção do Meio Ambiente, com especial foco nos ecossistemas marinhos e na fauna a estes associados.
Através da iniciativa “São Vicente d’ Costa Limpe” foram organizada várias sessões de limpezas mensais realizadas por voluntários para remoção de residuos ao longo de toda a encosta de Norte de Baía a Praia Grande na ilha de São Vicente.
Durante a campanha de 2019, foram retirados seis camiões de lixo, totalizando cerca de 50 metros cúbicos de resíduos sólidos, e participaram cerca de 300 voluntários no total.
A Cabeólica co-financiou a MultiAdapat, um projeto integrado e inovador de regulação de cheias, amenização microclimática e promoção de segurança alimentar.
O principal foco do projeto, promovido pela Associação dos Amigos para Desenvolvimento Comunitária de Covoada, é a criação de uma rede de hortas e a criação de caprinos para produção de carnes e leites, como alimento e rendimento para a comunidade de Covoada, na ilha de Santiago.
O projeto, para além de contribuir para o fortalecimento comunitário, tem um forte componente ambiental sendo que inclui a utilização de praticas e tecnologias sustentáveis.
A Cabeólica apoia a LigaPlay – um campeonato de escolas de futebol de sub 13, sub 15 e sub 17. Tem como principal objetivo promover a inclusão e a cidadania, os valores, a conscientização, a valorização da vida humana e da interação social através do desporto.
Reunindo crianças e escolas de várias vilas e aldeias de Santiago, a LigaPlay tem contribuído para a dinamização do desporto infantil.
A Cabeólica é patrocinador oficial desta iniciativa, integrada nas suas atividades de apoio social que pretendem promover o desenvolvimento e o envolvimento com a comunidade.
A Cabeólica apoiou os polos educativos do Concelho do Paul, na ilha de Santo Antão, no projeto “Comunidade Limpa é Igual a Mais Saúde” que foi implementado durante o mês de junho de 2017.
A fragilidade dos ecossistemas no arquipélago e o isolamento rural levaram a que estas escolas procurassem sensibilizar mais as comunidades para tomarem consciência dos impactos que os comportamentos positivos face ao ambiente têm atualmente e nas gerações futuras.
O desenvolvimento de várias atividades lúdicas culturais e desportivas neste polo educativo envolveu as crianças da região que puderem usufruir de muitos dias de verdadeira animação!
No âmbito da sua missão e dos seus projetos de apoio social, a Cabeólica desenvolveu um importante capítulo de atuação no Natal de 2022 através da visita e oferta de papagaios de papel às áreas de pediatria dos Hospitais Agostinho Neto (Cidade da Praia) e Batista de Sousa
(Mindelo).
Tratou-se de uma iniciativa impactante que levou a alegria e a cor da “energia limpa de Cabo Verde” até aos mais jovens e respetivas famílias na perspetiva de transmitir “ventos de mudança positiva” às suas vidas.
Consciente da importância de atuação da ACLCC – Associação Cabo-verdiana de Luta Contra o Cancro no âmbito do “combate” permanente contra os efeitos das doenças cancerígenas e de várias tipologias de Cancro, a Cabeólica tomou a decisão de apoiar esta causa numa perspetiva plurianual.
Através do protocolo assinado, a nossa perspetiva passa pela viabilização das estruturas de base da associação para que esta possa focar-se na sensibilização, nos processos preventivos da doença e no apoio aos doentes efetivos.
A Cabeólica desenvolve diariamente ações de apoio na preservação da biodiversidade local e de espécies ”ameaçadas” em Cabo Verde, contando para esta missão com uma importante parceria com a Lantuna.
Neste caso concreto estamos a falar da preservação da garça-vermelha (Ardea purpurea bournei) que é uma ave endémica da ilha de Santiago em perigo de extinção. Um dos exemplos da nossa ação passou pelo desenvolvimento de um magnífico projeto ao realizar uma obra de arte na escola do ensino básico da Serra da Malagueta.
Decorreu, no dia 18 de setembro de 2022, a cerimónia de entrega de kits escolares oferecidos pela Cabeólica a crianças de famílias em situações de maior vulnerabilidade, residentes na Achada Grande, através da sua parceria com a Associação de Escolas de Futebol da Achada Grande (AEFAG).
A Cabeólica marcou, assim, o arranque do ano letivo 2022/23 desta comunidade, exercendo a sua responsabilidade social ao proporcionar melhores condições de aproveitamento aos alunos em condições económicas mais desfavorecidas, apostando na sua educação, fator determinante para um futuro promissor destes jovens.