Energia eólica
A energia eólica resulta do aproveitamento da energia cinética do vento para produzir energia mecânica, que posteriormente é transformada em energia elétrica por um gerador. O vento é utilizado há milhares de anos para responder às necessidades energéticas da atividade humana, nomeadamente para propulsar meios de transporte (barcos à vela), bombear água ou permitir o funcionamento de atividades industriais.
A energia eólica é uma forma de obtenção de energia, através de fontes 100% limpas, o que impede que seja produzido qualquer tipo de poluente. A energia eólica é uma fonte de energia renovável obtida através da energia solar, ou seja, tem origem no aquecimento da atmosfera pelo Sol, que põe em movimento as massas de ar. A rotação da Terra, a forma e cobertura da superfície terrestre e os planos de água, influenciam, a velocidade, a direção e a variabilidade do vento em determinado lugar.
Atualmente, a energia eólica, tem vindo a ser cada vez mais utilizada para produzir eletricidade, seja para a utilização local descentralizada em lugares isolados, seja em grandes parques eólicos constituídos por vários aerogeradores ligados à rede elétrica.