Antes da implementação do projeto, a energia na rede elétrica cabo-verdiana era gerada principalmente pela utilização de combustíveis fósseis.
O método convencional produz quantidades significativas de gases de efeito estufa (GEE) que são conhecidos por induzir o fenómeno da mudança climática.
Como a energia eólica não provoca emissões de gases, tais como GEE, este tipo de produção de energia desempenha um papel central na luta contra as alterações climáticas, através da redução das emissões de CO2 que seriam produzidas pela geração convencional de eletricidade.
Ao longo de toda a vida útil dos parques eólicos, a Cabeólica visa assim reduzir substancialmente as emissões de GEE no País estimando-se que irão poupar cerca de 55.000 toneladas de CO2 por cada ano completo de operação. No esforço global para deter a mudança climática, as reduções de CO2 decorrentes das atividades da empresa ajudam Cabo Verde, enquanto país, a alinhar-se com as suas responsabilidades relacionadas com o desenvolvimento sustentável.
por ano (tCO2e)
- tCO2e