loader
Small Island World Congress Award

2017

A Cabeólica conquistou, em 2017, o prémio na categoria de energias renováveis no primeiro Smart Island World Congress realizado em Calviá em Espanha.

Este congresso pretendeu debater “as ilhas inteligentes do futuro” onde se abordaram temas como a eficiência energética e a conectividade, o desenvolvimento social e urbano assim como o crescimento económico.

Com mais de 1000 representantes de 75 ilhas espalhadas pelo mundo, este congresso constitui um marco importante de reflexão sobre as opções de futuro para países insulares.

Green Project Awards

2013

Os Green Project Awards foram lançados em Cabo Verde para distinguir 10 projetos que se destaquem por serem sustentáveis e por promoverem as boas práticas ambientais.

A Cabeólica ganhou na categoria de energias renováveis por ser uma empresa centrada na produção de energia limpa e por pautar todo o seu projeto pelo respeito com o meio ambiente e com a comunidade envolvente.

Prémio Ashden

2013

A Cabeólica ganhou o prémio Ashden 2013, distinção líder mundial em energia verde.

A Cabeólica ganhou este prémio na categoria de Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento entregue numa cerimónia no Royal Geographical Society, em Londres.

Os pequenos estados compostos por ilhas ao redor do mundo enfrentam a dependência de combustível importado, combinando elevados custos das matérias-primas e de importação. A criação de parques eólicos em Cabo Verde permitiu rentabilizar o abundante vento do Saara transformando-o em energia, que se refletiu numa redução significativa dos custos de importação de diesel e num aumento considerável da sua segurança energética.

Melhor PPP dos Mercados Emergentes

2012

A Cabeólica foi distinguida como uma das melhores parcerias público-privadas da África Subsariana pelo IFC – International Finance Corporatarion (organização pertencente ao Banco Mundial) e pelo IJ – Infrastructure Journal na sua avaliação às melhores PPPs – Parcerias Público-Privadas do mundo em mercados emergentes.

Na seleção das PPPs, as entidades avaliaram uma ampla gama de critérios que vão desde os recursos, à inovação financeira e tecnológica, ao impacto no desenvolvimento estrutural dos países e à replicabilidade dos projetos em outras regiões. O que contribuiu para a Cabeólica estar entre os melhores projetos de 4 regiões diferentes do mundo, foi o seu sucesso na implementação de 4 parques eólicos, com uma produção de 61,6 milhões de kWh em 2012.

Best Renewable Project in Africa Award

2011

Em 2011 a Cabeólica ganhou o prémio de Melhor Projeto de Energias Renováveis em África – Best Renewable Project in Africa Award, entregue no evento Africa Energy Awards em Joanesburgo.

O projeto foi escolhido por ser a primeira Parceria Público-Privada à escala comercial de construção e gestão de parques eólicos na África Subsaariana. Por outro lado, a sua importância para a diminuição da dependência energética de Cabo Verde foi ainda destacada como um importante contributo para a sustentabilidade do país e um exemplo a ser seguido em África.