NAÇÕES UNIDAS INTEGRAM CABEÓLICA NO CDM
Primeira Empresa de Cabo Verde e das Poucas em África
Após um rigoroso processo de validação, as Nações Unidas registaram o projecto produtor de energia limpa, que evita a emissão de gases do efeito estufa. “É um orgulho para a Cabeólica e para Cabo Verde a integração deste projecto no CDM pela importância desta Convenção-Quadro e pelo reconhecimento mundial da energia limpa que produzimos” refere Antão Fortes, CEO da Cabeólica.
A Cabeólica possui 4 Parques Eólicos com uma capacidade instalada de 25.5 MW, gerando mais de um quinto da electricidade consumida nas principais ilhas, e que evita a produção de cerca de 60.000 toneladas de gases do efeito estufa por ano, além de contribuir para a redução das necessidades de importação de combustível.
As Nações Unidas lançaram o CDM em Fevereiro de 2001 com o objectivo de mitigar as alterações climáticas mundiais. Este mecanismo permite que projectos que visem a redução da emissão de gases de efeito de estufa em países desenvolvidos recebam créditos de Redução Certificada de Emissões (CER – Certified Emission Reduction) que podem ser vendidos ou comprados de modo a que cada país contribua para atingir as metas definidas pelo Protocolo de Quioto.
Para mais informações, por favor contactar:
Ana Monteiro / Tel. 238 260 22 60 / ana.monteiro@cabeolica.com