PRESS RELEASE
Contacto: Ana Paula David + 238 231 50 94 | + 238 99 798 43
Contact: Luke Malcher | luke.malcher@ashden.org +44 (0) 207 410 7068 | +44 (0) 781 628 0106
Cabeólica Ganha Prémio Mundial Atribuído pela Ashden
Projecto líder mundial em energia eólica ganha o prestigiado Prémio Ashden 2013
(Londres) A empresa Cabo Verdiana Cabeólica acaba de ganhar o prestigiado prémio Ashden 2013, o prémio líder mundial em energia verde. A parceria público-privada tem sido reconhecida pelo seu trabalho pioneiro em gerar energia eólica num estado insular.
A Cabeólica foi distinguida na categoria de Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento numa cerimónia no Royal Geographical Society, em Londres. O prémio foi apresentado por S. Vijay Iyer, Director do Departamento de Energia Sustentável do Banco Mundial e foi recebido pelo CEO da Cabeólica, Eng. Antão Fortes.
Os pequenos estados compostos por ilhas ao redor do mundo enfrentam a dependência de combustível importado, combinando elevados custos das matérias-primas e de importação. A criação de parques eólicos em Cabo Verde permitiu rentabilizar o abundante vento do Saara transformando-o em energia, que se reflectiu numa redução significativa dos custos de importação de diesel e num aumento considerável da sua segurança energética.
Durante o primeiro ano de actividade, os parques eólicos, com uma capacidade instalada de 25.5MW, geraram mais de um quinto da electricidade usada pelas quatro principais
ilhas do país – chegando a mais do que 30% em duas das ilhas. Assim, Cabo Verde está a liderar o caminho entre os pequenos estados insulares na geração de energia eólica.
Antão Fortes, CEO da Cabeólica referiu:
“É muito gratificante que Cabeólica tenha sido seleccionada, entre vários candidatos, e que agora seja vencedora do Prémio Ashden para Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento. É um reconhecimento internacional do nosso trabalho e dedicação.”
“Vemos este prémio como a consolidação de que o projecto foi além dos padrões, superando as expectativas, numa procura das melhores soluções para o fornecimento de energia sustentável em Cabo Verde – conseguimos transformar um recurso local abundante em energia limpa, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do país e para o bem-estar dos cabo-verdianos.”
S. Vijay Iyer, Director do Departamento de Energias Sustentáveis do Banco Mundial referiu:
“Os pequenos países insulares em desenvolvimento, ao redor do mundo, enfrentam grandes desafios, incluindo recursos limitados, o isolamento, a susceptibilidade a desastres naturais e a vulnerabilidade a choques externos. Felicito a Cabeólica por nos mostrar que as pequenas ilhas podem conseguir aumentar a sua capacidade de resistência e proteger seus recursos naturais. Espero que outros países possam aprender com a sua inovação e determinação, com novas estratégias de negócios e soluções para os desafios de Estados insulares “.
Sarah Butler-Sloss, Directora Fundadora da Ashden declarou:
“A taxa que Cabo Verde tem conseguido na produção de energia eólica assim como a sua matriz energética tem sido verdadeiramente impressionante. Este projecto mostra, a outros países ao redor do mundo, o que pequenas ilhas podem conseguir rentabilizando os seus recursos naturais.”
Os Ashden Awards foram fundados em 2001 para incentivar o maior uso de energia sustentável, contribuindo para reduzir a pobreza e combater as alterações climáticas
“Foram lançados os Prémios Ashden para Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, este ano, com o apoio do Banco Mundial e do Programa de Assistência à Gestão do Sector de Energia (ESMAP), através do programa SIDS DOCK.”
O outro vencedor deste prémio foi a D & E Green Enterprises do Haiti enquanto os outros finalistas eram a Green Power, de Vanuatu, e o National Development Bank of Palau.
Ana Monteiro – Head of Environment, Social and Adminsitrative Department da Cabeólica
S. Vijay Iyer – Director of Sustainable Energy Department do Banco Mundial
Antão Fortes – Chief Executive Officer da Cabeólica
Notas dos Editores
1. Os Prémios Ashden foram estabelecidos em 2001 para promover soluções energéticas práticas e locais que diminuam a emissão de carbono, protejam o meio-ambiente, reduzam a pobreza e melhorem as vidas das pessoas. Desde então temos premiado e apoiado mais de 140 vencedores no pelo Reino Unido e no mundo em desenvolvimento. Encontre mais informações em www.ashden.org
2. Desde 2001, os vencedores do Prémio Ashden melhoraram a vida de mais de 33 milhões de pessoas pelo mundo e, actualmente, estão poupando a emissão de mais de 4 milhões de toneladas de CO2 por ano.
3. Os vencedores dos Prémios 2013 para Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento receberão £ 20.000 em dinheiro, bem como apoio às empresas, acesso a investidores e a uma plataforma global para construírem o seu perfil empresarial.
4. Estima-se que 1,4 bilhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso à energia moderna, enquanto que 3 bilhões dependem de biomassa tradicional e carvão como suas fontes principais de combustível.